Bem vindo ao Apartis

Bem vindo ao Apartis

sábado, 30 de abril de 2011

PAULA CRUZ

Paula Cruz

Paula Maria da Cruz Rodrigues nasceu em Lisboa a 6 de Março de 1966 e reside em Caneças. Formação: Curso de Artes e Técnicas Gráficas da Escola António Arroio; Licenciatura Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com as tecnológicas nível I Fotografia e nível III Cerâmica. Trabalhou em montagem offset, ilustração, artes finais e fotografia de planos. No campo das artes plásticas colaborou com o designer Paulo Goulão na pintura decorativa de murais interiores no espaço EXPO 98, e com o fotógrafo Luís Miguel Viana Cunha na fotografia de volumes em trabalho de estúdio. Em 2009, juntamente com outros Artistas funda o APARTIS - Movimento Multicultural de Artistas.EXPOSIÇÕES COLECTIVAS: Câmara Municipal de Loures, Loures, 1988; Colectiva de Fotografia, Liceu Padre António Vieira, Lisboa, 1989; Colectiva de artes plásticas da MONFORFEIRA 2002, “TOIROS E CAVALOS”, II Festa do Toiro, Monforte, 2002; “Quintanistas Ponto Final”, Salão da Primavera, Galeria do Casino Estoril, Estoril, 2008; “Finalistas Pintura 2007’08”, Galeria Palácio Galveias, Lisboa, 2009; "XVI Galeria Aberta, Colectiva de Artes Plásticas", Galeria do Desassossego, Beja, 2009; "15ª Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas", Vendas Novas, 2009; "II Exposición Internacional de Arte Contemporáneo", Galeria de Arte Sala-Taller María Nieves Martín, Villafranca de los Barros, Badajoz, Extremadura, España, 2010. EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS: “TAUROMAQUIA”, Cabana dos Parodiantes, festas da Vila de Salvaterra de Magos, Salvaterra de Magos, 2003; “Blues Night – Homenagem a Paulo Gonzo”, Cabana dos Parodiantes, Salvaterra de Magos, 2008; "Blues Night - Um Olhar a Preto e Branco", Centro de Documentação, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa, 2009. PRÉMIOS: Menção Honrosa 1os Jogos Florais de Caneças, primeiro prémio em pintura exequo com o pintor Ricardo Paula, 1988. No âmbito da música, iniciou os seus estudos na Escola de Música da S. M. D. Caneças onde foi elemento da banda de música com sax-alto, clarinete, requinta e solista em sax-soprano. Foi aluna do seu avô materno, o maestro António Oliveira da Cruz (Beira Alta), e de Aniceto José Ribeiro Alves, 1.º Sargento-músico e 1.º clarinete da Banda da Armada. Fez parte das bandas de música da Sociedade Comércio e Indústria da Amadora, e Sociedade Filarmónica Recreio Artístico da Amadora. Participou em diversos concertos em Espanha e Portugal, actuou com o grupo Albatroz, José Mário Branco no Coliseu dos Recreios em Lisboa, na Aula Magna com Maria do Céu Guerra e José Fanha. Actualmente integra a banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, ao mesmo tempo que participa em actuações a solo como performer com saxofone alto, em eventos de artes-plásticas, mantendo o paralelismo entre o exercício da música e a representação pictórica do Jazz.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

“Os Artistas Dentro e Fora da Associação” - por Pais Garcia

      Seguindo a linha do anterior artigo em que se abordou a questão do artista nas suas diversas formas de expressão, cuja criatividade é quase sempre resultante de largos momentos de solidão. Sabemos que esse mesmo indivíduo é capaz de se juntar a outros, formando grupos, clubes, associações de artistas com ou sem aspectos jurídicos, unidos pelos mesmos ideais com objectivos comuns, que no fundo, procuram uma melhor forma de se ajudar mutuamente e sobretudo mostrar o seu trabalho vencendo muitas vezes a resistência de determinadas galerias que só olham quase exclusivamente aos interesses comerciais.
      Entre muitos grupos e associações que existem que nos vão dando a oportunidade de vermos o seu trabalho, evidencia-se aqui o empenho já demonstrado ao longo dos anos de três associações de artistas, cuja qualidade das obras dos seus membros associados devemos realçar: A  ARCOARTIS-Associação de Artistas plásticos através dos seus artistas: Ana Marques, António Neves, Fernando Colaço, Isabel Fernandes, José Augusto Coelho, José Homem de Melo, Luis Branco Fernandes, Luis Fernandes, Luis Vieira, Kitchéu e Victor Lages; O  ARTEVER-Associação de Artes Plásticas da Amadora através dos seus artistas: Corceiro, Eduardo Abrantes, Henrique Faria, Joaquim Lourenço, João Silva, José Mourão, Maria Garnel, Maria Soares, Marina dos Santos, Marta Pitchel, Piedade Pina e Susana Mourão; O  GART-Grupo de Artistas e Amigos da Arte (associação) a) de Vila Franca de Xira através dos seus artistas: Ana Malta, António Anacleto, António Martinho, Arlindo Mateus, Arménio Ferreira, Constantino Agostinho, Cristina Alves, Ellisilva, Emília Rosa, Ernesto Rodrigues, Etelvino Kosta, Fátima Serrador, Helder Alegria, Hermínia Mesquita, Isa Fonseca, Jorge Alexandre, José Guilherme, José Luis Coelho, Laura Conde, Malu, Maria Fernanda D’Alhandra, Maria Luisa Peixe, Mª Manuela Nogueira da Silva, Mário Casimiro, Micéu, Mizé Cunha, Nina Ponces, Noel Bértholo, Paula Teresa, Rodrigo Sepúlveda, Rosita, Rosália Valente, Sãozinha Batista, Tavares do Vale e os fotógrafos Ana Serra, Francisco Serra, Pedro Batalha e Sónia Coelho.
      Contudo, não podemos deixar de assinalar o nome de outros artistas, que pela força das diferentes circunstâncias, seguiram o seu trajecto com carreiras mais individualizadas ou em alguns casos momentâneamente ligados a outros projectos culturais, cuja obra realizada de estilos tão diversos com mais ou menos ênfase se evidencia pela crescente qualidade apresentada, resultante evolutiva que só o trabalho e o tempo lhes pode dar. São eles, entre outros: Aleksandr Mihaltchuk à muito radicado em Portugal, Alfredo Luz, Carlos Eirão, Céu Campos, Cristina Maldonado, Elisabete Libório da Silva, Elisabete Teixeira Lopes, Fernando Ponhá, Francisco Ferro, Heitor Pais, José Dominguez, José Narciso, Luisfernando Graça, Mateus Beleza, Margarida Cepêda, Miguel d’Hera, Paula Cruz, Paulo Violante, Romarina Passos, Teresa Joaquina, Teresa Maia e Ana Lopes Fernandes na sua jovem carreira artística de quem muito se vislumbra, os escultores António Delgado, Aureliano de Aguiar, Clara Ribeiro, Gil Simões à muito a residir no México, Jorge Melício e José Teixeira a residir na cidade de Valpaços em Trás-os Montes e a fotógrafa Gigi Melo Valente pela grande qualidade das suas fotografias. Sobretudo pela coragem de resistir ao longo dos anos, não desistindo do sonho que um dia os motivou a enveredar pelo caminho da arte, concluindo-se desde já, que a obra de todos eles é já de si um belo e rico património artístico nacional, que se quer e espera reconhecido dentro desta sociedade que nos é possível e que todos nos esforçamos por ter.
      São 90 artistas, entre outros, a que devemos estar atentos na surpresa da sua criatividade, independentemente dos seus estilos estéticos ou formas diferenciadas de estar na vida.
______________________________
a)      Referência extraída do catálogo da Exposição do GART no Celeiro Patriarcal em Vila Franca de Xira,Setembro de 2009.

Nota: Este texto é da responsabilidade do autor.